• Gabriela Mund

Coloque primeiro a sua máscara

Atualizado: 22 de jun. de 2020

COLOQUE PRIMEIRAMENTE A SUA MÁSCARA, LIBERE O FLUXO DE OXIGÊNIO, RESPIRE PROFUNDAMENTE E DEPOIS AUXILIE QUEM NECESSITAR.


Já ouvimos essa instrução inúmeras vezes quando embarcamos em um avião não é mesmo? Muitas vezes ela parece estranha, imprópria, impossível! Como em meio a uma despressurização ou qualquer problema, eu vou primeiro colocar a minha máscara e somente depois auxiliar meus filhos? Como isso seria possível? Por isso passamos a ignorar essa instrução que deveríamos ouvir todos os dias de manhã, antes mesmo de levantarmos da cama e mentalizar: “em caso de pânico, preciso primeiro colocar a minha máscara, liberar o fluxo de oxigênio, respirar profundamente e então ajudar o próximo, mesmo que o próximo seja meu filho, minha mãe, meu pai...”


Quantas vezes passamos por situações em que nos debatemos para não sucumbir à falta de ar, à pressão, ao pânico, ao medo, à raiva, tentamos então ajudar aos que estão próximos de nós, e esquecemos de lembrar, que se acabar o nosso ar, se acabar o nosso fôlego, se acabarem as nossas forças, se acabar a nossa energia, não teremos mais como auxiliar ninguém. Precisamos colocar a nossa máscara, liberar o fluxo de oxigênio, respirar profundamente e então ajudar o próximo!


Para qualquer situação essa instrução é válida, sem exceções, sem exclusões... ajudar-se em primeiro lugar a sair a tempestade que está em volta, perceber os movimentos, firmar o pé no chão, olhar para o Alto e então perceber que o que acontece fora não precisa ser o que acontece dentro de você.


Lembre-se de se ajudar sempre! Sempre você deve estar com os pés no chão, em equilíbrio para que então possa ajudar o outro, caso contrário, o outro e você poderão ficar sem ar...


Gabriela Mund

*imagem retirada do Google. Meramente ilustrativa

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo