• Gabriela Mund

Diário de Campo - Semana 1 - EB Profª. Felicidade Pinto Figueiredo

Atualizado: 2 de jul.

Turma: 5º Ano

Professora: Ariene Lopes

Data: 18/04


Planejamento:


Objetivos:

- interação, apresentação;

- iniciar uma construção sobre o nome das emoções;

- a Árvore e suas cores (vermelho e laranja)

- transbordar boas vibrações

Uma breve explicação do que sentimos... amor, alegria, medo, vergonha.

Uma breve explicação de que podemos “transbordar” aquilo que existe em nós de maneira alegre, soprando bolinhas de sabão e imaginando as boas coisas voando para os outros dentro das bolinhas sopradas. Nessa brincadeira exploramos o sentido de espalhar boas vibrações e nesse momento é necessário explicar que assim como podemos espalhar coisas boas, também podemos espalhar coisas ruins (que é como se jogássemos lixo nesse lindo parque). O que é melhor espalhar? O perfume e as cores das flores ou o lixo?

Materiais: Bolinha de sabão (Gabriela)




Nosso primeiro dia foi de apresentações. Dois pontos precisam ser levados em conta em todos os nossos encontros. Então precisava explicar o porquê de algumas coisas que seriam sempre iguais:


1- Nos nossos encontros não estaríamos sentados em carteiras ou mesas. Expliquei a eles que assim como na história do Rei Arthur, sentaríamos em roda, simbolizando que não existe ninguém ali melhor do que o outro. Somos todos iguais, cada um com seu conhecimento e sabedoria.

2- A árvore é o nosso símbolo. Nessa árvore existem as 7 cores do arco-íris que são organizadas a cada encontro conforme a sequência do arco-íris: vermelho, laranja e amarelo estão no tronco da árvore. Verde, azul claro, azul escuro e violeta, estão na parte da copa da árvore. Falamos que em todos os seres vivos existem as sete cores do arco-iris e que elas acendem e apagam.


Após uma breve explicação de que eles estavam participando de uma pesquisa, começamos a conversar. E como gostam de conversar, de falar e de expor o que sentem. E isso é maravilhoso.


Começamos pela cor vermelha. E na cor vermelha, encontramos duas emoções muito importantes que acendem e apagam nossa luz: o medo e a coragem. Começamos falando do medo, e como essa galera já é mais velha, os medos já são mais "reais". Nem todos conseguiram falar nesse primeiro momento, mas quando perceberam que os demais alunos estavam falando e se abrindo, conseguiram levantar a mão e falar também.

Encontramos medo da perda e o medo de animais. Alguns mencionaram medos como: o canto do quarto, dentro do guarda-roupa, o bicho de pelúcia e teve até medo da geladeira (porque ela faz barulhos).

Depois do medo, falei que a luz vermelha acendemos com a coragem. A coragem de resolver as questões, a coragem de olhar os problemas de frente.


Como a ideia é leva-los à reflexão, sobre o medo da perda, falamos dos ciclos da vida, que todos os seres vivos nascem, crescem e morrem. E com o seres humanos e os nossos animais de estimação é assim também.

Sobre o medo dos bichos como cobras, aranhas, baratas e ratos, é sempre bom lembrar de chamar um adulto.

Sobre os medos do quarto, do bicho de pelúcia e outros, sugeri que eles batessem um papo com esses lugares/objetos. Perguntassem porque o medo? E ficassem ali, com coragem enfrentando o medo de frente, sem mais "se esconder" dele.

Vamos ver se conseguem, né?


Começamos então a falar da cor laranja. O que apaga a cor laranja? O que acende?

O que apaga o laranja é a culpa e a vergonha. E o que acende, é a alegria. Ouvi tantas histórias... e no final delas concluímos que muitas vezes erramos com o outro e é preciso pedir desculpas, mas também é preciso se desculpar. Talvez o pedido de desculpas mais importante seja aquele que pedimos a nós mesmos. E depois de aceitas as desculpas, a alegria pode voltar a sorrir dentro de nós, acendendo novamente a nossa luz laranja.


Para encerrar esse encontro falamos da intenção e da expansão. Daquilo que transborda em nós e pode ser espalhado para os outros. Usamos a bolinha de sabão para que eles entendam que é possível espalhar aquilo que é bom com a intenção, o pensamento e o sentimento positivos.


São momentos ricos. Para todos!






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo