Gabriela Mund
Diário de Campo - Semana 2 - EB Profª. Felicidade Pinto Figueiredo
Atualizado: 2 de jul. de 2022
Turma: 5º ano
Professora: Ariene Lopes
Data: 25/04
Planejamento:
Objetivos:
- sentir o coração;
- a Árvore e suas cores (amarelo e verde)
- perceber-se completo;
Desenhar um coração na mão e apertar até sentir o coração bater de verdade, essa é a missão.
Para que? Há momentos em que a criança, assim como o adulto, se sente perdida ou desamparada. Muitas vezes o medo ou a ansiedade tomam conta. O ambiente externo pode favorecer e muito esse processo. Então faz parte do processo de construção do ser humano, ele entender a necessidade de “se sentir”. E o que melhor do que sentir e ouvir seu coração batendo, mesmo que por alguns poucos segundos?
Esse processo por mais simples que seja, requer atenção e concentração. O silencio também faz parte dessa prática que traz a riqueza de nos conectarmos conosco mesmos.
Olhar-se e reconhecer-se também faz parte do processo. Compreender-se como um ser completo é fundamental nesse momento da nossa sociedade em que nossas dificuldades e falta de habilidades são enaltecidas ao invés das nossas habilidades.
Alguns minutos em frente ao espelho e uma análise do reflexo para então desenharmos os olhos e a expressão do olhar.
Material: Espelho
Nesse dia percebi a intensidade das emoções desse grupo. O planejamento precisou ser alterado, pois quando começamos a falar do amarelo, do que apaga esse amarelo (raiva), fomos muito longe, eles precisavam falar e era o momento de eu ouvir.
Era o momento também de mediar situações e mostrar o outro lado, de toda uma situação, porque na maioria das vezes percebemos somente o nosso lado. Conflitos com pais e irmãos ficaram bem claros como sendo motivos de raiva. Uma breve explicação de que algumas atitudes positivas podem evitar essas situações foi dada, como por exemplo: tenho raiva quando a minha mãe briga porque meu quarto esta bagunçado... mas se o quarto não estivesse bagunçado, muita "raiva" poderia ser evitada, de ambos os lados, correto?









