• Gabriela Mund

Diário de Campo - Semana 4 - NEI Rio das Ostras

Atualizado: 5 de jul.

Turma: Jardim

Professoras: Cheila Guedes e Lisley Antonio

Data: 04/05


Planejamento:


Objetivos:

- construir a árvore do grupo

- usar as mãos para a construção (literalmente)

- usar o formato circular do papel simbolizando as mandalas

- colar e construir

Com o caule já construído, cada um vai fazer a sua parte, do seu jeito, para construir uma parte dessa árvore, que simbolizará o nosso grupo do Jardim. Cada um, construindo o todo num trabalho em grupo com um objetivo único: construir uma árvore! Lembrando os valores da cooperação trabalhados com os balões, e o sentido das cores, colorindo a nossa arvore e a nossa vida.

Materiais:

- Folha em formato circular (Gabriela)

- Papéis picados (Gabriela)

- Cola (Gabriela)

- Tinta marrom (Gabriela)

- Rolinho pequeno de pintura (Gabriela)

Previsão de ciclone da região e por isso muitos não foram para a aula durante a semana. Com isso precisamos deixar a atividade "pela metade". Mas vamos lá!!!


Hoje começamos a construir nossa árvore com a ajuda de todos. O carimbo das mãos e os pedacinhos coloridos foram as ferramentas que usamos para cada um construir o seu pedacinho da nossa árvore.


Aprendemos também a usar a cola, e no meu caso, a ensinar a usar a cola. Eles não tinham tido contato com esse material ainda. Nessas horas percebemos o quanto é necessário estar próximo das crianças e permitir que descubram o mundo. Eles precisam aprender muitas habilidades simples, que para nós, muitas vezes não são relevantes. Aqui tivemos um aprendizado. Todos nós!!!!


Na quarta semana eles já sabem montar a nossa árvore de giz de cera sozinhos. A sequencia das cores e os locais certos.


Obs.: nesse momento descobri que as crianças ainda não tido contato com cola. Não tinham utilizado esse material ainda e por isso foi preciso ensiná-los a manusear e mensurar a quantidade. Não tive tempo para brincar com a cola fazendo rolinho nas mãos ou brincando de descascar. Mas essa proposta ainda vai acontecer em outro momento. Faz parte da infânciar experimentar as sensações... e a cola é uma ótima oportunidade.































4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo