top of page
  • Foto do escritorGabriela Mund

Diário de Campo - Semana 3 - EB Profª. Felicidade Pinto Figueiredo

Atualizado: 2 de jul. de 2022

Turma: 5º ano 2

Professora: Ariene Lopes

Data: 02/05/2022


Objetivos:

- Conversar sobre o que movimenta o "verde"

- Entender ansiedade e tristeza, conversando sobre o assunto

- Compreender a importância de viver o momento

- Cooperação, o que é? Como funciona?


Materiais:

- Balão (Gabriela)



Nosso terceiro encontro foi intenso. Chegamos ao ponto verde. O meio do caminho das sete cores do arco-iris.


O verde nos fala do tempo: sobre a necessidade de vivermos o agora. Ansiedades e tristezas foram o tema da nossa roda de conversa. E foram muitas coisas conversadas. Não houve pausa para fotos... Não conseguimos. Estávamos todos muito focados no que estava sendo falado. Foram momentos ímpares para todos os que estavam ali.

Percebi que as crianças vivem o mundo real desde muito novas. Preconceitos, rótulos, perdas, falta de amor e cuidados. E então eu me questiono: se o mundo e as famílias já se posicionam dessa forma desde cedo, na criação das crianças, como termos adultos seguros e com autoestima elevada? Como ajudar essas crianças a superar alguns momentos fortes vividos dentro de família?


No final para descontrair fizemos uma dinâmica com balões e aprendemos um pouco sobre cooperação. Mas afinal, o que é cooperação? Cooperar é ajudar! É dividir uma tarefa, apoiar pelo simples fato de ver o outro conseguir fazer e dar certo.


E a ideia era que todos cuidariam de todos os balões! Não poderiam ter baloes no chão! A ideia era essa, mas trabalhar em equipe, conseguir se desligar do "meu" para olhar o do outro ainda é um caminho a ser percorrido ao longo desse ano. Mas chegamos lá.

A atividade precisou ser pausada uma vez, para relembrar o sentido de "cooperação", mas alguns ainda mantiveram a postura de cuidar do seu. Os vídeos desta atividade você encontra no Instagram @gabrielacmund.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page