top of page
  • Foto do escritorGabriela Mund

Diário de Campo - Semana 5 - EB Profª. Felicidade Pinto Figueiredo

Atualizado: 2 de jul. de 2022

Turma: 5º ano


Professora regente: Ariene Lopes


Data: 16/05



Objetivos:


- conversar sobre o ponto azul claro que é a nossa comunicação com o mundo

- refletir sobre intrigas e fofocas

- Comunicação positiva e gentilezas

- Por favor, desculpa, bom dia, boa noite, boa tarde, com licença...



Nosso dia foi dia de muita conversa. Entender e observar a importância da nossa comunicação é fundamental. Afinal, é através dela que nos relacionamos com o mundo de uma maneira mais ativa e ela precisa ser positiva.


Quantas vezes escutamos coisas que não gostamos? Quantas vezes as pessoas nos magoam? Quantas vezes magoamos as pessoas? Mentiras, fofocas, intrigas e discussões. Tudo isso foi para esse nosso encontro.


Aqui surgiram as questões dos grupos de WhatsApp e as meninas comentaram que existe bastante divergência de opiniões e posturas nesse grupo da sala.


Ao final desse encontro fizemos o "Túnel do Amor", onde cada um teve a chance de passar no meio e ouvir palavras de amor e amizade nesse momento. A intenção era de fato essa, mas pude perceber que eles são bastante tímidos, tanto para ouvir as palavras quanto para falar. Iremos repetir essa dinâmica ao longo desse projeto de pesquisa. Aprender a ouvir coisas boas e não apenas ruins, aprender a falar palavras "de bem" para alguém são desafios num mundo onde normalmente somos apontados por nossos erros e falhas, e não por nossos acertos.


Em contato com a Professora Regente, resolvemos elaborar uma atividade (vivência) para a próxima semana com foco na fala. Muitos problemas de fofoca e intriga estão acontecendo e como estamos "em construção", toda parada é necessária.


Durante nossa conversa não foram feitos registros. A habilidade de conversar e se expor está sendo treinada semanalmente e percebo que as crianças estão cada dia mais "soltas" para se expor e expor o que pensam. Essa liberdade e não julgamento permite que elas se aprendam a se expressar de forma positiva e possibilita a argumentação, essencial para quem deseja participar de forma ativa na sua comunidade.











4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page