top of page
  • Gabriela Mund

Pais e Professores! Prestem atenção! O movimento é para fora!!!!

As notícias estão no ar, nos celulares, Ipads, tablets, netflix, computadores, livros escolares, na escola... aulas extras de inglês, dança, esportes, robótica, kumon, e tantas outras opções que existem por aí. Hoje em dia criança pode tudo! Até aula particular de windsurfe em pleno inverno criança pode! Criança pode aprender tudo o que quiser e tudo o que os pais desejarem.


Mas na prática percebemos muita coisa. Quando nos envolvemos por algum tempo com as crianças, percebemos que elas sabem muito. Criança hoje em dia sabe dos chackras e faz meditação do h´oponopono, e sabe muito bem para o que é que serve. Elas sabem mais do que muito adulto por ai. Viveram pouco, mas sabem muito sobre a vida e sobre o lhes interessa saber. Então pais, aqui vai um conselho:


PERMITAM QUE SEUS FILHOS CONTEM O QUE SABEM, PERGUNTE, EXPLORE O CONHECIMENTO DELES. ESTIMULEM A CRIATIVIDADE, BRINQUEM DE CONTAR ESTÓRIAS INVENTADAS POR ELES NA HORA. PINTEM, DESENHEM, PERMITAM QUE ELES CRIEM SEM PRESSA E SEM LIMITES.


Mas por que isso? Por que eles estão absorvendo muita coisa. Eles realmente sabem muito, de muitas coisas. Mas segundo a filosofia Waldorf criada por Rudolf Steiner, o movimento de entrada e saída deve ser equilibrado, por exemplo: se a criança teve 2 horas de aula, onde foi responsável por absorver algum conteúdo, em seguida ela precisa de pelo menos o mesmo tempo com uma atividade para liberar, para doar, para colocar pra fora. Correr, pintar, falar, criar são alguns exemplos do que pode ser feito.


E o que acontece quando esse movimento de “ir pra fora”, de “sair” não ocorre? O stress, a angustia por algo que está cheio de informação mas não teve criação. Um bocado de conhecimento sem utilidade que preenche um espaço mas deixa tudo vago, sem sentido.

Perceba seu filho, seus alunos... perceba o quanto eles se divertem com algo simples mas que foge ao padrão das atividades do dia a dia? Uma aula diferente não precisa de muita coisa, mas precisa de um olhar diferente. Um pouco de criatividade e magia são capazes de mudar a cara de um escola, e fazer com que as crianças melhorem seu desempenho escolar.


Pais e Professores percebam: AS CRIANÇAS ESTÃO CHEIAS! ELAS PRECISAM DEIXAR QUE SAIAM AS COISAS DE DENTRO! MESMO NA IDADE DELES JÁ TEM MUITA COISA SOBRANDO...


Gabriela Mund


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page